Casa sustentável: principais características dessa modalidade

Uma casa sustentável é aquela que é projetada e construída seguindo os princípios e características da construção sustentável.

Esses tipos de edifícios buscam a máxima eficiência possível, mantendo o impacto no meio ambiente ao mínimo possível.

Características de uma casa sustentável

Neste artigo trazemos-lhe as suas principais caraterísticas.

Design eficiente

Uma das principais qualidades da habitação sustentável é a tremenda eficiência energética derivada do seu design, que se traduz em vantagens a curto, médio e longo prazo.

Estas casas são construídas sob a premissa de aproveitar ao máximo a energia e os recursos disponíveis, não só reduzindo seu impacto no meio ambiente, mas também proporcionando uma economia considerável.

As casas sustentáveis ​​podem ser projetadas seguindo os padrões passivos, podendo alcançar uma economia de energia de até 80%, reduzindo assim a fatura mensal.

Algumas das características deste design eficiente são, por exemplo, a utilização de vidros duplos ou o investimento em um bom sistema de isolamento.

casa sustentavel ideias

Bom isolamento

Como mencionamos na seção anterior, um bom isolamento é fundamental em casas sustentáveis.

Ter um isolamento adequado pode gerar uma economia de até 70% na conta de energia, aumentando o desempenho dos sistemas de energia instalados.

Além de reduzir nossas emissões de CO2 para a atmosfera, ter um bom isolamento em nossa casa garantirá ótimas condições de conforto, mantendo uma temperatura ideal constante dentro de casa.

Materiais de Construção Sustentáveis

Um ponto fundamental dessas casas é o uso de materiais sustentáveis ​​para sua construção.

Existem muitas alternativas ao concreto em que seria interessante apostar, considerando que a indústria cimenteira é responsável por 5% do total de emissões de CO2 na atmosfera, superando até mesmo os números da aviação.

Por exemplo, a madeira é um material renovável e ecológico frequentemente utilizado na construção de casas sustentáveis ​​que reduz consideravelmente a pegada de carbono das casas.

Outras opções a serem consideradas é o ferrock, um material criado a partir de outros itens reciclados, como pó de aço da indústria siderúrgica.

Aproveite o que o ambiente oferece

Atrelado ao design eficiente, encontramos o aproveitamento das características do ambiente.

Esta seção refere-se, por exemplo, à instalação de janelas para aproveitar ao máximo a luz solar ou o uso de sistemas de coleta de água da chuva.

Assim, as características específicas do meio ambiente devem ser consideradas na hora de erigir a construção para garantir seu máximo aproveitamento.

casa sustentavel

Use energias renováveis

A instalação de sistemas para uso de energia renovável é um ponto fundamental.

Existem diferentes tipos aplicáveis ​​às casas, por isso é uma questão de pesquisar um pouco para encontrar o método que melhor se adapta às suas necessidades e às características do seu lar.

As condições climatéricas da sua zona serão determinantes na decisão sobre um sistema ou outro.

Algumas das opções mais comuns são a instalação de painéis solares fotovoltaicos, aerogeradores domésticos ou sistemas de captação de energia geotérmica.

Iluminação LED

A iluminação pode representar uma alta porcentagem do gasto de energia de uma casa.

A substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED está a tornar-se num elemento chave para melhorar a eficiência energética das casas que se têm tornado mais sustentáveis ​​e ecológicas.

Entre as vantagens deste tipo de iluminação encontramos a utilização de menos energia, bem como uma maior vida útil. Estamos falando de 50.000 horas de operação, cerca de 5 anos sem interrupções.

Boa ventilação

Uma edificação sustentável e ecológica deve ser concebida a partir de uma perspectiva holística, considerando todos os aspectos possíveis.

Isso inclui manuseio e longevidade de materiais, tratamento de resíduos, redução da pegada de carbono, etc.

Mas além disso, outro ponto fundamental e nem sempre tão reconhecido é a ventilação. Uma boa ventilação garante que tanto a casa quanto seus habitantes sejam mantidos em ótimas condições de saúde.

Outra vantagem de um bom sistema de ventilação é o potencial de regular a temperatura da casa de forma natural.

Controle do uso da água

Outra característica de uma casa sustentável é o uso controlado da água.

Dentro de casa, o consumo ocorre principalmente no banheiro, com mais de 70% do gasto total.

Ser consciente do nosso uso e tentar reduzi-lo por meio de mudanças em nossos hábitos é fundamental, mas a instalação de sistemas projetados especificamente para isso pode marcar um antes e um depois em nosso consumo.

Por exemplo, podemos considerar a instalação de torneiras com temporizadores ou botões de descarga nos vasos sanitários.

Para complementar esses sistemas e aproveitar ao máximo a água consumida, também podem ser instalados sistemas de captação e reutilização de água. Isso nos permitirá aproveitar, por exemplo, águas pluviais, podendo oferecer mais de um uso à água que consumimos e, assim, aumentar a eficiência.

Manter uma casa completamente verde pode ser uma tarefa trabalhosa se ela já estiver construída, no entanto, você pode incentivar sua família a contribuir para uma casa sustentável.

Você não apenas estará cuidando do meio ambiente, mas também terá maiores benefícios morando em uma casa sustentável, como por exemplo, estará gastando menos dinheiro e recursos naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.