Adega de pallet simples passo a passo

Ter uma pequena adega em casa tornou-se hábito bastante comum entre apreciadores de bons vinhos. A conhecida e já tradicional adega de pallet está presente em muitas residências, o que garante, a qualquer hora, o consumo de bebidas autênticas e que sempre estarão à mão.

Ter uma adega de pallet é bastante simples. Para criá-la, bastam materiais simples e suporte para fixá-la na parede. Há vários formatos que você pode desenvolver. Além de charmosas, dão um toque contemporâneo no ambiente e remetem ao aconchego e beleza de sua casa.

São peças que ganham destaque em diversos locais, não necessariamente em casa. Certamente você já deve ter visto várias em restaurantes, bares ou até mesmo em supermercados. Além de práticas e de não ocuparem grandes espaços, são fixadas em paredes ou expostas horizontalmente em locais estratégicos e com destaque.

Foto: @vpsuculentas

Em estilos vintage ou modernas, podem ganhar toques criativos a partir do desenvolvimento que você dará durante a confecção. É possível brincar na criação, em modelos, cores para o caso de não querer deixar no tom da madeira, e estilizando com mensagens, nomes e desenhos.

Quanto custa criar uma adega de pallet?

As adegas de pallet são feitas em madeira sólida e muitas são reaproveitadas. Aquelas sobras de materiais que você utilizou em alguma montagem ou construção, podem ser reutilizadas na confecção de adegas. Reaproveitar sempre é uma arte construtiva. E melhor, com custo baixíssimo.

adega pallet
Foto: @casadepalletsdasuhh

Os valores são variados. Você pode montar sua adega a partir de 100 reais. Claro que os preços poderão aumentar, de acordo com os formatos e tipos que você desenvolver. Quanto mais simples a adega, mais barato ficará o serviço.

Você ainda pode ter a opção de comprar uma adega de pallet, mas montar e personalizar a sua certamente sairá mais em conta do que o esperado.

Passo a passo de uma adega de pallet

Confeccionar uma adega não é trabalhoso e não envolve despesas altas. Para confeccioná-la, você precisará de peças em madeira, adereços e suporte para encaixá-la na parede, caso escolha esse tipo de instalação.

Em formatos de caixotes ou em tamanhos variados, você ainda pode dar o toque final na decoração, criando estilos que se agregam ao ambiente. O entorno da parede, por exemplo, pede a colocação de gravuras que sugiram bebidas. As combinações de peças, acabamentos e espessuras da madeira, darão um toque mais casual ao objeto.

A parte atrativa de construir uma adega de pallet, é abusar e investir na criatividade. Como projetá-las, se ficarão abertas ou fechadas com portas em madeira ou vidro, e onde serão colocadas. É possível até criar adegas como móveis, tipo mesas de centro. Enfim, navegue nas ideias e faça a diferença!

Montagem do Pallet

* Delimite o espaço entre as áreas de sustentação e corte a madeira com uma serra. Repita a operação na parte traseira.

* Lixe as partes que você cortou para manter a aderência do material. A madeira deixa muitos resíduos.

* Antes de prender as bases de apoio, defina se quer deixar as garrafas de pé ou deitadas. Indica-se deixá-las de pé, para que não haja alterações nos sabores das bebidas.

* Fixe as bases de sustentação para as garrafas. Você pode encaixar na base, à frente para as garrafas não caírem e ainda pode encaixar outra acima, para ser utilizada como porta copos.

* Se você for aproveitar caixotes ou outro material, tenha atenção na hora de remover pregos ou parafusos. É sempre bom verificar o estado da madeira, para que não estejam quebradas ou podres.

* Ao prender as tiras, escolha o que melhor convier à sustentação. Utilize pregos ou parafusos.

* Para os porta copos, você dividirá a tira de acordo com a quantidade de taças que deseja incluir. Pode variar, de acordo com a espessura das taças. Faça passagens para encaixá-las.

Conforme você percebeu, não é trabalhoso preparar sua adega de pallet. Basta ter habilidade e criação.

Modelos de adegas feitas de pallet

Há um leque de opções com pallets. Você pode optar por aqueles que sejam mais práticos, simples e que não venham a ocupar espaço.

Adega de pallet rústica

Esse estilo é ideal para quem gosta de mesclar peças rústicas à decoração do ambiente. Fornece ares campestres e por serem simples, não vai gerar trabalho para montar.

mini adega de paletes
Foto: @indiane_alvess

Adega de pallet simples

Simplicidade é o melhor de tudo. Você pode criá-la a partir de materiais reciclados, seguindo passos para fixagem de tiras e planejamento das garrafas e taças.

Foto: @casadepalletsdasuhh

Adega de pallet de chão

Perfeito para decorar um cantinho do ambiente. Como se fosse uma mini estante, sua montagem é a partir do encaixe de peças e pode dispensar pregos ou parafusos.

Foto: @palletecia

Adega de pallet com LED

Já imaginou dar aquele toque colorido e luminoso à sua adega? Para criá-la, basta a instalação de lâmpadas de LED coloridas ou de apenas uma cor. Trarão delicadeza e charme para a peça e para o ambiente.

Foto: @oficina_bugigangas

Você pode contornar a adega com lâmpadas pequenas. Se não quiser gastar energia elétrica, você pode instalar iluminação de bateria. Há conjuntos de tiras e micro lâmpadas disponíveis para essa e outras funções.

Adega suspensa feita com pallet

Esse é o modelo mais tradicional. Não ocupam espaço, são charmosos, trazem elegância ao ambiente e fornecem bastante praticidade. São fáceis de construir, uma vez que são confeccionadas a partir de materiais reutilizáveis.

Foto: @gynpallets

Oferecem um vasto catálogo de opções de criação, que variam em tipos de madeira e composições de itens. Nesse tipo de adega, é possível disponibilizar garrafas e taças em quantidade variada, de acordo com seu tamanho.

E caem muito bem nas salas de estar e jantar, assim como na cozinha ou áreas externas. Basta escolher seu local preferido para saborear suas bebidas e especialmente um bom vinho. Varie na criatividade para fazer sucesso com sua adega de pallet.

01- Aposte em envernizar o seu pallet, fica mais bonito

Foto: @recriartpallet

02- Existem modelos pequenos e compactos

Foto: @grmarteemmadeira

03- Você pode criar espaços para colocar as taças

Foto: @marcenariasuel

04- Trabalhe a madeira de pallet e terá um peça impecável

Foto: @a.sua.cara

05- Você pode incluir linhas e barbantes para segurar as garrafas de vinho

Foto: @madeiras.rusticas

06- Os modelos finos ficam perfeito em espaços pequenos

Foto: @moveisdepalletswa

07- Além da cor tradicional você poderá pintar da cor desejada

Foto: @mundodospallets7l

08- Algumas madeiras clarinhas deixam o ambiente bem clean

Foto: @cleonisoares2014

09- Para a área externa o ambiente rústico fica perfeito

Foto: @milla.lar.simples

10- Crie modelos surpreendentes

Foto: @decoracaoempaletes

11- Você também pode colocar outros tipos de bebidas

adega de pallet para parede
Foto: @k_e_l_moveis_de_pallet

12- Uma adega bem grande fica ótimo para quem deseja misturar várias bebidas

adega paletes
Foto: @steel.woodns

13- A madeira rústica fica muito bonita

adega rustica de paletes
Foto: @impactomadery

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.