Móveis de caixote de madeira: como fazer de forma fácil

Se você gosta de móveis rústicos e feitos manual e artesanalmente, esse post irá te ajudar muito a criar objetos incríveis utilizando um material super versátil, a madeira, ou melhor dizendo, os famosos caixotes de madeira que são encontrados na maioria das vezes em feiras e supermercados.

Esses caixotes geralmente são de uma madeira leve e fácil de manusear, devido a essas características são essenciais para criar peças e móveis decorativos para sua casa ou para eventos festivos por exemplo.

movel com caixote de madeira de frutas
Foto: @moveisdepallet_hobbydeias

Nesse post iremos mostrar formas de criar móveis lindos funcionais e decorativos para compor a decoração da sua casa, escritório ou loja.

Como fazer móveis de caixote para cozinha

Você pode criar um armário para sua cozinha ou lavanderia por exemplo, utilizando caixotes de feira. Geralmente, esses caixotes são descartados por feiras e doados a quem queira, mas caso na sua cidade não tenha feiras que doem esse material, você pode comprá-los em algumas casas de material de construção ou madeireira.

moveis de caixote de feira para cozinha
Foto: @casadatatiferre

Crie seu próprio móvel:

Quando for escolher o caixote de madeira, fique atento e escolha madeiras boas, conservadas, claras, limpas e sem farpas ou pregos soltos.

No momento de pegar os caixotes você poderá observar que existem diferenças nas espessuras da madeira, logo você deve escolher caixotes com ripas mais espessas, ou seja, mais grossas, pois como sua principal função será para um móvel de cozinha, ele deve suportar certa quantidade de peso.

Outra dica importante para não errar no momento de escolher o caixote, é optar por aqueles que tem fechamento em prego, pois os que tem fechamento em grampo normalmente são mais fracos.

Após escolher seu caixote de madeira, você deverá escolher uma lixa e lixar todo o caixote, tanto por dentro quanto por fora a fim de retirar todas as irregularidades e farpas das réguas.

Quando todos os caixotes estiverem lixados, você poderá pintá-los ou somente envernizá-los para manter a cor tradicional e original da madeira. Caso opte por pintá-lo de colorido, passe uma camada de tinta branca primeiro, pois a tinta branca irá destacar a segunda cor escolhida.

Escolha uma parede de sua cozinha para fixar os caixotes de madeira semelhante a uma estante com várias prateleiras. Para fixá-los à parede, use pregos ou parafusos, a depender da quantidade de peso que será colocada em seu armário.

Caso você não queira fixá-los na parede, poderá pregar um caixote no outro e criar uma espécie de estante, que poderá ser colocada em algum canto da cozinha para fins de guardar mantimentos ou itens de cozinha.

Veja o tutorial do canal da Blah!Blog:

https://www.youtube.com/watch?v=kMb9a5VHnHg

Decore seu quarto com móveis de caixote

Embora pareça algo difícil, também é possível fazer vários móveis decorativos e funcionais para o quarto utilizando caixotes de madeira.

Se você tem o estilo mais rústico, romântico e vintage/retrô irá amar as peças confeccionadas em madeira, principalmente com caixotes de feira.

caixote de feira para decoração
Foto: @casadatatiferre

Com eles é possível que você crie mesas de centro, escrivaninhas, penteadeiras, armários, sapateiras, prateleiras e outros móveis funcionais para seu quarto, como banquetas e caixas para guardar “bagunças”.

Na confecção desses móveis, você pode deixar a madeira rústica e crua (apenas envernizada) ou pintá-la de cores claras ou vibrantes a depender do seu estilo.

Assim como é possível pintá-las de várias cores e formas diferentes, também é possível associar vários itens na decoração do seu móvel como: tecido estampados ou lisos, papel colorido e EVA.

Assim como dito anteriormente nos móveis para cozinha, escolha peças boas e reforçadas para que seu móvel fique bonito e com qualidade.

Ideias criativas com caixote de feira para sua casa

Se você é o tipo de pessoa criativa e que tem domínio com as artes manuais de artesanato, cm certeza irá criar peças lindas e funcionais para sua casa utilizando apenas caixotes de madeira de feira e itens decorativos de artesanatos como: tintas, papeis coloridos, tecidos estampados e outros.

A seguir listaremos várias coisas possíveis de serem feitas utilizando tais caixotes de feira a fim de decorar sua casa:

– O clássico dos móveis e também o mais comum são as prateleiras de caixote. Elas podem ser usadas para guardar livros, enfeites, vasos de plantas, brinquedos, materiais de escritório, itens de cozinha e lavanderia e outros.

movel com caixote para parede
Foto: @grupoboxking

– Para quem é fã de animais de estimação, você pode criar várias caminhas diferentes e personalizadas para seu cão ou gato.

– Acredite se quiser, mas é possível criar luminárias lindas utilizando apenas caixotes de madeira ou partes dele.

– Mesas de centro, vasos de plantas, sapateiras, puffs, banquetas, camas e até móveis decorativos para festas de casamento por exemplo.

movel com caixote para plantas
Foto: @ka.berticellic

Aprenda a criar uma estante de caixote de feira

Você irá precisar de aproximadamente cinco caixotes de madeira (a depender da largura e altura que vai querer sua estante), lixa para madeira, tinta ou verniz de sua preferência, rolinho ou pincel para pintura e itens decorativos caso queira enfeitar um pouco mais sua estante (como adesivos, brilho, tecido, EVA ou papel colorido).

Passo a passo:

– Lixe os caixotes de madeira um a um;

– Passe a primeira camada de tinta com o rolo de espuma e dê os acabamentos com pincel; caso seja necessária uma nova camada de tinta para esconder as imperfeições, aplique novamente com o rolo.

– Finalize com uma última camada de tinta a fim de esconder todas as imperfeições do caixote e dê o acabamento com pincel fino.

– Empilhe um caixote sobre o outro em forma de uma estante. Vale lembrar que você não precisa pregar nada, apenas colocar um sobre o outro e está pronta sua estante de livros ou qualquer outro tipo de item.

Dicas de artesanato com caixote de feira para cozinha

Como citamos anteriormente, é possível criar móveis lindos e funcionais para compor a decoração da sua cozinha, mas para esse tipo de móvel devemos nos atentar para alguns detalhes como:

decoração com caixotes
Foto: @jeitinhodaju

– Escolha dos caixotes: opte por caixotes limpos, claros e regulares.

– Tipo de fechamento: escolha os caixotes fechados com pregos, pois normalmente as madeiras desse tipo de caixote são mais grossas e resistentes.

– Para fins apenas de decoração, você pode optar por madeiras mais flexíveis e fazer lindos vasos de plantas por exemplo, assim como organizadores de itens caso os mesmos não forem ficar pendurados com muito peso, pois nesses casos são necessárias madeiras reforçadas.

01- Você pode empilhar dois caixotes e ter um móvel de quarto

caixotes para quarto
Foto: @casadatatiferre

02- Um rack de televisão feito com caixote de feira é uma excelente ideia

caixotes na sala
Foto: @domcaixotejlle

03- Você pode criar divisórias em caixotes pintados

moveis caixote de madeira de demolição
Foto: @atelieartsecaixotes

04- O puff feito com caixotes de madeira fica lindo

moveis com caixote de madeira com rodinhas
Foto: @oemcasa

05- Você pode decorar com plantas também

moveis com caixote
Foto: @admiravelnovolar

06- Os caixotes com pintura rustica fica muito legal

moveis de caixote de feira
Foto: @domcaixotejlle

07- O Móvel pode ser da área externa também

moveis de caixote de madeira de feira
Foto: @recantocampeiro_

08- Você pode pintar os caixotes com cores bem vivas

móveis de caixote de madeira
Foto: @domcaixotejlle

09- No banheiro você também pode usar a decoração com caixotes

moveis de caixote para banheiro
Foto: @grupoboxking

10- Você pode incluir pezinhos ao caixote de feira

móveis de caixote para quarto
Foto: @apto_1304

11- A sala toda pode ganhar a decoração com caixotes com ou sem cores

moveis de caixote para sala
Foto: @grupoboxking

12- Além dos caixotes inclui almofadas para ganhar poltronas

móveis de caixote para sala
Foto: @genesislucas30gns

13- O empilhamento fica por conta do seu gosto pessoal

moveis de madeira
Foto: @grupoboxking

14- Com pezinhos você pode criar um lindo móvel para plantinha e colocar na área externa

moveis de plantinhas com caixote
Foto: @organizesemfrescuras

15- Ajude a decoração do seu móvel com detalhes como sisal

moveis em caixote
Foto: @casadatatiferre

16- Você pode criar um lindo móvel para guardar livros

moveis em caixotes de madeira
Foto: @domcaixotejlle

17- Alguns móveis criam detalhes especiais na lateral do sofá

movel com caixote de feira
Foto: @jaquenaomeentendes

18- O móvel de caixote também serve como parede divisórias de ambientes

movel com caixote pintado
Foto: @arquitetomaodevaca

19- Os caixotes empilhados  ficam lindos na sala

movel com caixote
Foto: @grupoboxking

20- Deixe a área externa ainda mais rústica com seu móvel de caixotes

movel de caixote de feira
Foto: @jaquenaomeentendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *