Ar condicionado caseiro

O ar condicionado caseiro é uma ótima alternativa para quem quer amenizar os efeitos do calor

Uma das mais recentes alternativas  do brasileiro diz respeito ao ar condicionado caseiro. Um mecanismo praticamente artesanal que funciona para no mínimo amenizar o calor que é marca registrada do nosso país bonito e tropical. A nossa história mostra que o brasileiro sempre foi inventivo e já apresentou diversas alternativas caseiras para driblar algumas dificuldades cotidianas.

Para você amigo que prefere ficar em casa sentindo um ventinho mais frio ao assistir sua série favorita, ou quem sabe para ler seu romance clássico favorito, vamos comentar e ensinar como fazer este aparelho que pode ser seu mais novo aliado quando a temperatura começar a subir…

Independente da região do Brasil que estiver morando, acredite, você vai precisar destas informações que estão logo abaixo.

Como funciona um ar condicionado caseiro

O ar condicionado caseiro funciona basicamente do seguinte modo: o ventilador puxa o ar que se encontra atrás das suas hélices e os impulsiona para a sua frente.

ar condicionado caseiro





Foto: Fatos Desconhecidos

Como atrás das hélices estão às garrafas com gelo, o ar que ele vai puxar fica mais frio, então o resultado agora, passa a ser um vento refrescante que é produzido pelo ventilador.

Para o de cerâmica, os coolers que ficam na tampa da caixa de isopor conduzem o vento para dentro.

Na caixa estão tijolos que ficam úmidos com água que é posta em seus furos. Ao ligar os coolers o ar vai impulsionar o ar frio do interior da caixa para fora, deixando o ambiente com um clima mais ameno.

Ar condicionado caseiro explicação

O ar condicionado caseiro é uma alternativa simples, muitas vezes barata e funcional para quem quer amenizar os efeitos do calor em sua residência no decorrer das estações.

Alguns modelos de ar condicionados caseiros podem ser facilmente encontrados em tutoriais em vídeos pela internet, no entanto, é importante deixar claro que o resultado de cada um deles é bem variável.

Como o calor nos aflige de forma constante mesmo estando numa estação mais fria do ano, esta nova invenção tem ganhado espaço em muitas residências pelo Brasil afora, especialmente, nos lugares mais quentes.

Ao longo do nosso texto, iremos descrever de forma simplificada a melhor maneira de se fazer um ar condicionado caseiro com o menor gasto de dinheiro possível.

Como fazer um ar condicionado caseiro

Agora, vamos ensinar o passo a passo para a confecção de um ar condicionado caseiro.

Primeiro você vai precisar de um ventilador (neste caso, vale lembrar que dependendo da potência do seu ventilador o resultado pode sofrer pequenas variações). Em seguida, pegue duas garrafas pet, lembrando que estas garrafas não devem ultrapassar o tamanho do seu ventilador.

A partir de agora, faça pequenos furos até a metade das garrafas com um espeto de metal ou outro instrumento perfurante que você possa ter acesso facilmente. Na sequência, fixe suas garrafas com arame ou barbante ao ventilador. Fixe bem, ok?

Coloque gelo numa quantidade suficiente que possa encher as garrafas. Pronto, ligue o ventilador e aproveite a brisa um pouco mais fria. Confira o tutorial em vídeo do canal BloodyVids. Veja e aprenda:

Ar condicionado caseiro com cerâmica e isopor

Uma maneira um pouco mais complicada de se fazer um ar condicionado caseiro, são utilizando tijolos de cerâmica, caixa de isopor e coolers.

Basicamente, você deve fazer quatro furos na caixa de isopor, dois destes na parte superior para encaixar os coolers. E outros dois na lateral da caixa que é por onde o ar frio vai sair para o ambiente.

O que vai esfriar o ar são justamente os tijolos de cerâmica que ficarão dentro da caixa. Neste caso, estes furos são preenchidos com água que por sua vez manterão os tijolos frios e umedecidos.

Para o ar condicionado caseiro de cerâmica funcionar basta ligar os coolers em um plug na tomada.

 







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*