Você está aqui: Capa » Meio ambiente » Reciclagem » Plástico » Tipos de reciclagem de plástico – Quais são?

Tipos de reciclagem de plástico – Quais são?

No que diz respeito aos tipos de reciclagem de plástico, diferentes caminhos podem ser considerados para a reutilização do produto.

Existem três tipos de reciclagem de plástico e, através destes processos, muitos itens podem ser produzidos, englobando segmentos distintos do mercado.

Entre exemplos de produtos que podem ser criados através da reciclagem estão: mangueiras de jardim, fibra para carpete, frascos, entre outros elementos interessantes.

Reciclagem Mecânica

Um dos processos que podem ser utilizados para a reutilização do plástico é a reciclagem mecânica.

O método consiste em transformar os elementos em pequenos grânulos que podem ser utilizados para a produção de pisos, mangueiras, sacos de lixo, embalagens não alimentícias, peças de veículos, etc. Este é o método mais comum, com transformação de plásticos vindos de sobra industrial e dos itens descartados posteriormente ao consumo.

reciclagem do plastico tipos

Reciclagem Química

Outro modo de aproveitamento do plástico diz respeito à reciclagem química, processo que visa reprocessar os plásticos para transformá-los em materiais petroquímicos básicos, servindo de matéria-prima direcionada à criação de produtos de grande qualidade.

Reciclagem Energética

Já o outro processo é referente à reciclagem energética. Este método consiste na coleta dos plásticos e na transformação destes elementos em energia elétrica e térmica através de incineração, além da possibilidade de aproveitamento como combustível. O processo auxilia na redução de resíduos e contribui como novo modelo de matriz energética.

Veja também: Qual a importância da reciclagem?

Materiais

Com as distintas resinas obtidas através da reciclagem, os mais variados itens podem ser criados.

Da resina PET, por exemplo, podem ser criados tecidas, fibra para tapete, vassoura, embalagens, entre outros; do PEAD, frascos para produtos de limpeza, óleo para motor, tubulações de esgoto; Do PVC, mangueiras, tubulações, cones, cabos; do PP, caixas e cabos para bateria de carros, escovas, funis para óleo, bandejas; do PEBD/PELBD, envelopes, filmes, sacos para lixo, tubulações; do OS, placas de isolamento térmico, acessórios para escritórios; entre outros exemplos, como madeira plástica e a reciclagem energética referida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top