Você está aqui: Capa » Meio ambiente » Decoração » Reciclagem de jornais e revistas passo a passo

Reciclagem de jornais e revistas passo a passo


A arte está em todo lugar. Nas ruas, no trabalho, na escola e pode até estar dentro da nossa casa. Vários artesanatos preparados manualmente podem ser feitos em casa e ficarem elegantes como um produto fabricado em uma grande fabrica conceituada.

Além da economia que você fará, também estará ajudando a preservar o meio ambiente pois aquele material reciclável não vai mais para o lixo e será aproveitado de forma bem criativa.

O acumulo de jornal e de revistas dentro das residências hoje é muito grande. Você já parou para pensar quando lixo é gerado só de revistas e jornais?

Podemos tirar desses materiais artes lindas. Vamos conhecer algumas!

Caixa

Esta caixa pode ficar na sala de sua casa com as próprias revistas e jornais. Pode ficar no banheiro com produtos para cabelo e pele e outros de uso no dia-a-dia, no seu quarto para guardar livros e até em salas de espera de clínicas, consultórios dentários, hospitais, entre outros.

Veja o passo a passo:

Materiais:

  • Revistas ou jornal;
  • Cola;
  • Pregador de roupa;
  • Vassoura ou rodo (você usará apenas o cabo para enrolar o papel).

Faça rolinhos finos e todos do mesmo tamanho com as folhas da revista ou do jornal. Passe cola na extremidade para não desenrolar. Em seguida enrole os rolinhos no cabo de vassoura para padronizar o tamanho e passe cola nas pontas. Depois tire do cabo da vassoura e coloque um pregador na pontinha que está com a cola até secar, para não descolar.

Corte tirinhas de papel e una as rodinhas de duas em duas. Após fazer isto, una as duplas até formar as paredes da caixa. Para as paredes laterais use 04 rodinhas de altura e 06 rodinhas de largura (14cm x 22cm). Para as paredes frontais, use 04 rodinhas de altura e 09 de largura (14cm x 33cm). Para o fundo use 09 de largura e 06 de altura. Para este modelo você vai precisar de 174 rodinhas. Mas poderá fazer do tamanho que quiser.

Depois de unir as paredes com as fitinhas pinte da cor que desejar.

Outra ideia bem legal é o porta garrafa de folha de jornal. Veja como fazer:

Créditos: Portal Artesanato

Créditos: Portal Artesanato

Reparta uma folha de jornal em três partes iguais. Depois pegue um palito de churrasco e enrole os pedaços da folha nele fazendo um canudo, um a um, para padronizar o tamanho. Passe cola na ponta e tire o palito de churrasco.
Faça 60 canudos desse e coloque-os lado a lado. Coloque um peso em cada lateral. Com uma trincha n°571, espalhe cola dos dois lados, aguarde 30 minutos e passe cola novamente.

Créditos: Portal Artesanato

Com a placa já pronta coloque um molde de porta garrafa. Corte a placa e passe cola na borda menor para colar na borda maior.

Segure um pouco para fixar, depois coloque um pregador nas pontas até que seque.

Créditos: Portal Artesanato

Corte um papelão em forma de círculo, um pouco maior do que o tamanho do fundo do seu molde de porta garrafa e cole na parte de baixo do molde, quando já estiver bem firme corte o excesso do círculo.

Depois disso passe cola em todo molde e deixe secar. Pegue outros canudos e emende um no outro. Contorne as bordas do molde.

Créditos: Portal Artesanato

Créditos: Portal Artesanato

Faça uma mistura com meio copo de tinta látex branca, duas colheres de sopa de cola branca e duas colheres de detergente neutro. Espalhe por todo o molde e espere secar. Passe agora duas demãos de betume + removedor sem cheiro. Retire o excesso e passe duas demãos de verniz geral fosco.

E pronto!

Ofertas de Produtos Naturais é na Natue! Campanha 5 300x250

4 comentários

  1. MUITO BONITO O TRABALHO DE JORNAL

  2. OI GENTE ,BOM DIA,MUITO LINDO! SE PUDEREM ME MANDEM O MOLDE POR FAVOR

    XERO

  3. gostei do trabalho tem como vcs mandar o molde para mim no email..

  4. muito lindo mas tmb queria o molde de porta garrafa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top