Como reciclar papel: na escola, na empresa

Veja alguns exemplos de como reciclar papel e contribuir para a preservação ambiental.

Aprender como reciclar papel, um material de bastante versatilidade e que há anos faz parte do nosso cotidiano, é um dos primeiros passos para contribuirmos com a redução da poluição ambiental.

O papel é oriundo da madeira que passa por um longo processo até ser transformado em cadernos, bloco de notas, embalagens, lembrancinhas, enfim diversos produtos.

Contudo, esse processo tem impulsionado o corte de árvores e o processo químico de branqueamento das folhas poluem o meio ambiente.

Para reduzir tais impactos e contribuir para a conservação do meio ambiente, é essencial investir e aprender a reciclagem do papel.

Nesse cenário, ao longo deste artigo, apresentaremos os tipos de papéis que são e os que não são adequados para a reciclagem.

O que pode ser reciclado de papel?

Dentre a enorme gama de produtos produzidos a partir do papel, segue uma lista dos papéis aptos para a o processo de reciclagem.

Leia Também:

como reciclar papel





Foto: Fragmaq

São eles: os de jornais, revistas, envelopes, cadernos, papéis impressos, folha de fax, fotocópias, cartazes, aparas de papel, caixas de papelão e embalagens longa vida (um tipo especial de embalagem para a conservação de alimentos).

Reciclagem de papel na escola

Muitas escolas pelo Brasil estão desenvolvendo projetos junto a seus alunos para a reciclagem do papel como uma ferramenta para a conscientização da preservação ambiental.

reciclagem-papel-casa

Foto: eCycle

Para este fim, muitas oficinas vêm sendo realizadas, mostrando como o papel pode ser reciclado e que produtos podem ser confeccionados a partir destes, mostrando que com esta prática, pode permitir inclusive a geração de renda extra para os pais dos alunos.

Alguns exemplos de produtos feitos de papéis reciclados na escola são cartões comemorativos e o próprio papel reciclado.

Como reciclar papel na empresa

Muitos escritórios de empresas imprimem uma quantidade absurda de papel e a sua separação muitas vezes é inadequada o que acaba por contaminar o papel inviabilizando para a reciclagem.

Para tanto, se faz necessário, por exemplo, não jogar papéis no cesto isso pode contaminá-los, separe por tipo de papel, não misture o conteúdo impresso, com jornais ou revistas.

Tente acumular um bom volume para reciclagem. Podem ser armazenados em sacos plásticos ou em caixas de papelão. Esse procedimento facilita no momento da coleta dos papéis para a reciclagem.

Quais são os materiais que podem ser reciclados?

É importante enfatizar que a reciclagem do papel reduz os gastos de energia assim como diminui o consumo de recursos naturais.

Os tipos de materiais que podem ser reciclados são os papéis do tipo branco, do I ao VI, papéis Kraft, do I ao III.

Também fazem desta lista, os cartões de pastas Paraná, folhas de jornais I e II, a cartolina do I ao VI, ondulado do I ao III, revistas I ao II, misto I ao III e finalmente tipografia.

Qual o tipo de papel que não pode ser reciclado?

Apesar de o papel ser um material indispensável em muitas atividades diárias, alguns papéis não servem para serem reciclados.

Por exemplo, as etiquetas e fitas que forem produzidas a partir do papel com revestimento plástico, com cola, cera ou ainda papel alumínio, assim como as embalagens metalizadas, tais como muitas embalagens usadas para doces, salgadinhos e papéis de presente.

Papéis que estiverem sujos ou engordurados como muitas embalagens de comida, pizza, guardanapos e papel higiênico.

Dentre os livros, a depender da cola utilizada para a colagem das folhas na lombada, alguns tipos não estão apropriados para a reciclagem, como listas telefônicas, livros que possuem capa dura e muitos pocket book (livros de bolso).

A essa lista também fazem parte papel fotográfico com fotos reveladas, assim como papéis que passaram por processos químicos similares.

Finalmente, mesmo os papéis adequados para a reciclagem se os mesmos estiverem expostos a contaminantes acabam invalidando-os para este processo.

Esses foram alguns exemplos de como reciclar papel e contribuir para a preservação ambiental.







Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*