Você está aqui: Capa » Meio ambiente » Reciclagem » Isopor » Como reciclar embalagem de isopor

Como reciclar embalagem de isopor

Embalagens de isopor são frequentes em nossas casas. Quando vamos ao supermercado, por exemplo, sempre trazemos algo embalado neste tipo de material. E para não jogar fora e ainda contribuir para com o meio ambiente, vamos aprender como reciclar este isopor e fazer coisas lindas!

Quadrinhos Decorativos

Para quem gosta de sua casa decorada e dá preferencias à modernidade, pode utilizar bandejinhas de isopor para fazer quadrinhos decorativos e colocar na parece.

Primeiro separe bandejas, de preferência de tamanhos diferentes, e folhas de jornal. Depois com um estilete bem afiado corte as laterais altas das bandejas.

Pegue o jornal e também corte em tamanhos diferentes e depois vá colando nas bandejas deixando sobrar nas laterais. Cole até tampar toda superfície branca. Deixe secar bem e só então corte com uma tesoura as sobras de jornal nas laterais.

Foto: Divulgação

Técnica de Patchwork em isopor com relevo. (Foto: )

Agora escolha na internet figuras que irão decorar os quadrinhos, o interessante é que elas sejam de acordo com o cômodo da casa onde você vai decorar. Se for a cozinha, escolha bules, comidinhas, xícaras, entre outros. Se for a varanda, escolha flores, borboletas, sol, e assim vai…

Imprima o desenho e com uma folha de papel carbono passe o desenho para o isopor coberto pelo papel. Depois disso, pinte com tinta para artesanato o desenho que você escolheu, tomando muito cuidado para não borrar. Se preferir, contorne também com a tinta as bordas da bandeja.

Após a pintura, passe uma camada de cola sobre a figura. Se você tiver verniz fosco em spray ele também pode ser utilizado nesta etapa.

Agora seu quadrinho está pronto! Para fixar no azulejo, use fita dupla face ou cola para isopor.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Marcador de Página

Este também é bem fácil de fazer. Corte um retângulo de isopor, de preferência na medida de 16cm x 4,5cm e com um estilete afiado faça fissuras aleatórias, sem chegar ao fundo da bandeja.

Pegue talhinhos de tecidos e vá encapando este isopor e colocando as bordas dos retalhos dentro das fissuras. Para fazer isso, conte com a ajuda de um abridor de casa de botão. Cada parte do isopor separado pelas fissuras deve ter um tecido de cor diferente para ficar bem alegre e bonito. Na parte de trás cubra toda a superfície com um pedaço de tecido inteiro.

Para dar acabamento as laterais, pegue um pedaço de tecido inteiro que dê para dar a volta nos quatro lados. Corte em forma retangular e com uma fita dupla face rodeie todo o isopor.

Se quiser dar um toque final nesta arte, pegue agulha e linha e na parte superior passe várias linhas e coloque missangas na ponta, fica um charme!

 Caixas de isopor usadas podem virar …

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Patchwork

Escolha uma figura e com um estilete afiado corte a forma no isopor. Depois copie os contornos da figura com quiser (pode também utilizar o papel carbono).

Depois de desenhados os contornos, passe o estilete e faça fissuras mais ou menos rasas. Vá preenchendo com tecido as partes do isopor separadas com fissuras, assim como fizemos no marcador de páginas.

Depois de pronto cole a figura em alguma superfície que pode ser um quadrinho ou uma tampa de caixa. Mas para isso a superfície também deve estar decorada com somente um tecido inteiro ou também com as fissuras utilizadas na figura. Escolha o que preferir e está pronto!

Foto: Divulgação

7 comentários

  1. GOSTARIA DE RECEBER OS MOLDES DA BORBOLETA E DA JOANINHA OBRIGADA

  2. mix artesanato - cida castro

    amei as sugestões de reciclar, vou fazer

  3. Gostaria de receber os moldes da borboleta, joaninha e do vasinho de flores.
    Obrigada.

  4. Gostaria de receber os moldes da joaninha, borboleta e do vasinho de flores.

  5. QUE MARAVILHA ESTES TRABALHOS.PARABENS.
    ADORARIA RECEBER MOLDES PARA ENSINAR AS CRIANÇAS.
    UM ABRAÇO.
    LUCIA

  6. obrigado porq adoro fazer artesanato.

  7. todo me encanto no dan los moldes de la mariposa y la mariquita gracias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top